sexta-feira, 9 de abril de 2010

Profissionais

Por hora me encontro pensando, o que é ser profissional ?
Não, não me refiro a ser somente alguém que exerce uma determinada função que pode receber o adjetivo de profissão. Me refiro a postura, atitudes, responsabilidades entre outros itens que me fogem a cabeça.

Vejo pessoas por aí que parecem que não pensam e nem se importam em serem profissionais de determinada área, ou de determinada função. Parece-me que simplesmente fazem o que tem de fazer simplesmente por que alguém está pagando pelo seu trabalho ou serviço.

Me pergunto se esse tipo de atitude vai nos levar a ser algo além de um prestador de serviços ou empregado ‘meia boca’. Se você se encaixa nesse perfil de trabalhador ( por que profissional amigo, você não é ), eu temo pelo seu futuro e pela sua carreira.

Que tal por uma semana, fazermos tudo com apego, com afinco, com dedicação, que tal quando formos perguntados sobre o que fazemos da vida respondermos com alto e bom som “SOU …” de forma a todos perceberem que realmente amamos o que fazemos, e cumprimos com nossas responsabilidades e deveres não somente por que somos pagos, mas também por amor e dedicação a nossa profissão.

Mas a minha grande questão é : – Como partir do nosso ponto profissional atual para um maior ? Como explorar e expandir horizontes profissionais, como dar um passo a mais na carreira ?
E a única resposta que consigo chegar é basicamente a mesma : vá além, faça mais.

Se um pedreiro quer ser mestre de obras, ele deve adotar a postura e adquirir as responsabilidades de um, e com isso, o conhecimento necessário irá acompanhar o empenho.

É curiosa a maneira com que, principalmente nós, jovens, buscamos nosso lugar ao sol, achamos que tudo é fácil, que quando e como quisermos iremos conseguir aquele salário bastante gordo (como se referiu uma certa vez um professor que tive), o problema é que ao passo que desejamos isso, nos preparamos e nos dedicamos de maneira inversa.
Queremos sempre mais e mais, e menos e menos queremos nos esforçar, crescer, assumir responsabilidades e posições de destaque, afinal, quem por exemplo que dar plantão no trabalho em plena noite enquanto uma boa parte da cidade está indo curtir a vida ?

São decisões e reflexões como essa que vão ser divisor de águas entre os que serão profissionais de bom reconhecimento, e aqueles que vão ser os que simplesmente ‘fazem um bom trabalho’.




Olá leitores do MCN, estou vivo, bem vivo e pensante, como sempre.

E desta vez venho com a minha crônica/reflexão sobre profissionalismo, mercado e postura profissional.


By Dan.



Nenhum comentário:

Postar um comentário